sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SANFIC5



Agosto, Santiago do Chile

É Inverno no Chile. Um Inverno longo e frio. Santiago aquece-se ao sol enquanto a cordilheira em redor, majestosa, está coberta de neve e brilha, ainda é manhã e muito cedo. Em Santiago do Chile decorre o SANFIC5, um festival de cinema indie. Com apenas cinco anos de existência, já conquistou o seu lugar no panorama dos festivais internacionais de cinema. Centrado na cinematografia latino-americana, mas nao só, também apresenta filmes alemães, americanos independentes, romenos, etc...
A cinematografia latino-americana, de há sete anos a esta parte, é uma cinematografia invulgarmente criadora e, com os modelos novos de produção e de associação de produtores, consegue uma quantidade de produções anuais substantiva e inimaginável. Confirma-o as presenças dos filmes em Cannes, Locarno, San Sebastián, Sundance, etc... O Brasil é uma potência de produção e de distribuição (com o fenómeno dos multiplexes a mostrarem documentários brasileiros nas cidades de S. Paulo e Rio de Janeiro), o Chile, há cinco anos iniciou um processo de criação que o torna num dos países de referência no cinema do século xxi, há um novo cinema mexicano rodado entre o México e Los Angeles e até a Colômbia começou a filmar e o Uruguai mostra casos sempre singulares.

Navidad do realizador Sebastián Lelio (1974), nascido argentino mas a viver no Chile, é o segundo filme deste cineasta, depois de uma estreia em 2005 com "La Sagrada Familia". "Natividad" confirma o enorme talento do realizador. Tem por tema a família, que o cineasta considera um dos núcleos sociais mais fascinantes de filmar no mundo contemporâneo, fazendo dele um realizador etnógrafo profundamente urbano. A homossexualidade é o outro tema do realizador tambem presente neste filme como expressão de liberdade política, mas nunca planfetária. "Navidad" é um conto erótico de noite de natal. O guião é poderoso nos detalhes, que supreendem a todo o momento o espectador e produzem uma narrativa de desvios e ambiguidades, o cenário - uma casa na floresta, mas a 10 minutos da cidade! - uma casa que é uma máquina de multiplicação de planos. As cenas de amor são de uma plasticidade contagiante, os actores, jovens actores, são brilhantes nas suas performances.

apr

Sem comentários:

Enviar um comentário