segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Malick Sidibé

O Museu Nacional de Bamako, na linha dos museus nacionais africanos, começou por ser um museu identitário com colecções etnográficas e que depois foi acumulando outros acervos e outras exposições. Hoje em dia é, na verdade, um complexo de museus e lojas muito cuidadas e dotadas de uma informação sobre os conteúdos absolutamente correcta e oportuna.
Na sala reservada aos tecidos e materiais têxteis estão duas exposições de fotógrafos, uma das quais de Malick Sidibé. Este fotógrafo do Mali ficou famoso pelas suas fotografias em estúdio de famílias, bem como dos famosos retratos para bilhetes de identidade dos seus compatriotas. As pessoas deslocavam-se das mais remotas vilas do Mali para serem fotografadas por ele. A exposição aqui apresentada é uma série de fotografias de moda, encomenda do New York Times já em 2009. São fotos de moda com modelos africanos - rapazes e raparigas - vestidos "à africana" com tecidos que serviram de material para os figurinos de Christian Lacroix, Marmi, Paul Smith, Prada, entre outros. São fotografias de glamour, como se quer que sejam as fotografias de moda, mas onde está sempre presente a elegância de Malick Sidibé, esta vontade de tornar ainda mais bela a beleza e a pose da juventude urbana africana.


Fataumata Cissé wears a Junya Watanabe multicolored top and green plaid skirt. Miu Miu bag. Zoraide shoes. Mamadou Gamara wears a Dsquared2 blue-and-white striped shirt. Missoni multicolored vest and pale blue pants. Gucci shoes. Mariam Sidibé wears a Nicole Miller multicolored dress. Tsumori Chisato multicolored wrap-skirt. Christian Louboutin shoes. Albertus Swanepoel hat. Dries Van Noten necklace.

in The New York Times Magazine de 1 de Abril de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário